quarta-feira, maio 21, 2008

VI Festival da Canção Jovem Reliogiosa 2008


Bem vindos a este espaço!

Quem esteve presente sabe...


Jovens de Prado S. Miguel vencem Festival Arciprestal

A Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Vila Verde organizou, pela sexta vez neste arciprestado, o Festival Jovem da Canção Religiosa. O evento teve lugar no Salão Paroquial de Freiriz no dia 17 de Maio, pelas 21 horas.
Participaram 6 canções que resultaram da reflexão sobre a Mensagem do Papa Bento XVI para a XXIII Jornada Mundial da Juventude, a realizar em Sydney de 15 a 20 de Julho de 2008. “Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas” (Act 1, 8) foi a temática que inspirou os jovens compositores.

O grupo “Jovens Mensageiros de Cristo”, da paróquia de Prado São Miguel, venceu o VI Festival Arciprestal Jovem da Canção Religiosa e representará Vila Verde no Festival Diocesano que acontecerá no dia 12 de Julho, no Parque de Exposições de Braga. Carlos Soares, Miguel e Rui Oliveira, que formam este grupo, venceram também o prémio para a Melhor Música. O grupo “Soldados de Cristo”, de Atiães, recebeu o prémio para a Melhor Mensagem e o grupo “Louva a Deus” foi distinguido com a Melhor Interpretação.
Este Festival da Canção foi promovido com os objectivos de dinamizar a pastoral dos jovens, incentivar a criação poético-musical partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos, promover a canção mensagem como forma de linguagem musical e evangelizadora e possibilitar a comunicação e o convívio entre os jovens de cada paróquia, grupo de jovens e Movimentos integrados no Arciprestado de Vila Verde.
O Pe. António Rodrigues, Arcipreste de Vila Verde e Pároco de Freiriz, como anfitrião deu as boas vindas a todos, intérpretes e espectadores, e destacou a importância do trabalho da Equipa da Pastoral Juvenil na vida dos grupos juvenis. Destacou ainda o entusiasmo dos jovens nesta actividade, “uma das formas de testemunharem o seu amor a Cristo”.
O Assistente da Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil, Pe. Domingos Mendes, invocou o Espírito Santo, “princípio de comunhão e alma da Igreja em todas as reuniões”.
Haverá ainda uma actividade surpresa, durante o mês de Julho, para encerrar este ano de trabalho pastoral com os jovens.