sábado, dezembro 02, 2006

Diálogo entre o Cristão e Deus

Cristão: "Pai nosso que estais no céu..."
Deus: Sim? Estou aqui.
Cristão: Por favor, não me interrompa, estou a rezar!
Deus: Mas você chamou-me!
Cristão: Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou a rezar. Pai Nosso que estais no céu...
Deus: Pare! Tornou a chamar-me!
Cristão: Fiz o quê?
Deus: Chamou-me! Porque disse: Pai nosso que estais no céu. Estou aqui. Como é que posso ajudá-lo?
Cristão: Mas eu não quis dizer isso. É que eu estou a rezar. Rezo o Pai Nosso todos os dias, sinto-me bem quando rezo esta oração. É como se fosse um dever. E não me sinto bem enquanto não rezo…
Deus: Mas como podes dizer Pai Nosso, sem lembrar que todos são seus irmãos? Como podes dizer que estais no céu, se sabes que o céu é a paz, que o céu é amor a todos?
Cristão: É, realmente ainda não tinha pensado nisso.
Deus: Mas, desculpe pode continuar a oração.

Cristão: Santificado seja o vosso nome...
Deus: Espere aí! O queres dizer com isso?
Cristão: Quero dizer... quer dizer, é... sei lá o que significa. Como é que vou saber? Faz parte da oração, só isso!
Deus: Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.
Cristão: Agora entendi. Mas nunca tinha pensado no sentido da palavra SANTIFICADO. "Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu..."
Deus: Falas a sério?
Cristão: Claro! Porque não?
Deus: E o que fazes para que isso aconteça?
Cristão: O que eu faço? Nada! Isto faz parte da oração, além disso seria bom que o Senhor tivesse um controle de tudo o que acontecesse no céu e na terra também.
Deus: Ter controle sobre Ti?
Cristão: Bem, eu frequento a Igreja!
Deus: Não foi isso que eu perguntei. Que tal o jeito com que tratas os teus irmãos, a maneira como gastas o dinheiro, o muito tempo que dás à televisão, e o pouco tempo que me dedicas?
Cristão: Por favor, pare de criticar!
Deus: Desculpa. Pensei que estavas a pedir para que fosse feita a minha vontade. Se isso for acontecer tem que ser com aqueles que rezam, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza, a comunidade.
Cristão: Está certo, tens razão. Acho que nunca aceito a Tua vontade, pois reclamo de tudo: se manda chuva, peço sol; se manda o sol, reclamo do calor; se manda o frio, continuo a reclamar; se estou doente, peço saúde, depois não cuido dela...
Deus: É Óptimo reconheceres isso tudo. Vamos trabalhar juntos Eu Tu. Mas olha, vamos ter vitórias e derrotas. Eu estou a gostar dessa nova atitude.

Cristão: Olha, Senhor, preciso de terminar agora. Esta oração está a demorar muito mais do que costuma ser. Vou continuar: "o pão nosso de cada dia nos dai hoje..."
Deus: Pare aí! Estás a pedir-me pão material? Não só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando me pedires o pão, lembra-te daqueles que o não conhecem. Podes pedir-me o que quiser, desde que me vejas como um Pai amoroso! Estou interessado na próxima parte da Tua oração. Continua!

Cristão: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"
Deus: E o Teu irmão desprezado?
Cristão: Estás a ver? Olha Senhor, ele já criticou várias vezes e não era verdade o que dizia. Agora não consigo perdoar. Preciso de me vingar.
Deus: Mas, e a Tua oração? O que quer dizer Tua oração? Tu chamaste-me , Eu estou aqui, quero que saias daqui transfigurado, estou a gostar de seres honesto. Mas não é bom carregar o peso da ira dentro de ti, não achas?
Cristão: Acho que me iria sentir melhor se me vingasse!
Deus: não vais não! Vais-te se sentir bem pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pensa na tristeza que me causarias, pense na Tua tristeza agora. Eu posso mudar tudo para Ti. Basta quereres.
Cristão: Podes? Mas como?
Deus: Perdoa Teu irmão, Eu também te perdoarei e te aliviarei.
Cristão: Mas Senhor, eu não posso perdoá-lo.
Deus: Então não me peças para perdoá-lo também!
Cristão: Mais uma vez está certo! Mais do que quero vingar-me, quero a paz com o Senhor. Está bem, está bem; eu perdoo a todos, mas ajuda-me Senhor, mostra-me o caminho certo para mim e para os meus inimigos.
Deus: O que me estás a pedir é maravilhoso, estou muito feliz contigo. E te estás a sentir?
Cristão: Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca me tinha sentido assim! É tão bom falar com Deus.
Deus: Ainda não terminamos a oração. Prossegue...

Cristão: "E não deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal..."
Deus: Óptimo, vou fazer justamente isso, mas não te ponhas em situações onde possas ser tentado.
Cristão: O que quer dizer com isso?
Deus: Deixa de andar em companhias de pessoas que te levam a participar de coisas sujas, intrigas, boatos. Abandona a maldade, o ódio. Abandona tudo o que te pose levar para o caminho errado!
Cristão: Não estou a entender!
Deus: Claro que entendes! Já fizestes várias vezes isso comigo, entras várias no erro e depois vens a correr a pedir-me ajuda…
Cristão: Estou mesmo envergonhado!
Deus: Pedes-me ajuda mas logo de seguida estás a cair no mesmo erro…
Cristão: Estou com muita vergonha, perdoa-me Senhor!
Deus: Claro que perdoo! Sempre perdoo a quem está disposto a perdoar também, mas não te esqueças, quando me chamares, lembra-te da nossa conversa, medita cada palavra que fala! Termina a Tua oração.

Cristão: Terminar? Ah, sim, "Amem!"
Deus: O que quer dizer ámen?

Cristão: Não sei. É o final da oração...
Deus: Tu só podes dizer ámen quando aceitas dizer tudo o que eu quero, quando concordas com minha vontade, quando segues os meus mandamentos, porque ÁMEN quer dizer: assim seja, concordo com tudo o que rezei.

Cristão: Senhor, obrigado por me ensinares esta oração e agora obrigado por fazeres que eu a entenda.
Deus: Eu amo cada um dos meus filhos, amo mais ainda aqueles que querem sair do erro, quer ser livre do pecado.
Abençoo-te e fica com a minha paz!

Cristão: Obrigado, Senhor! Estou muito feliz em saber que é meu amigo.

1 Comments:

At terça-feira, 05 dezembro, 2006, Blogger FANCY said...

Hi' sorry but I dont understand any word in your blog...*L*... Anyway thanks fore your wisit to my bogg.

//Fancy

 

Enviar um comentário

<< Home